Ler diminui a probabilidade ter demência
- Memórias em Sintonia
- 15 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Vários estudos já evidenciaram as vantagem da leitura e dos livros na saúde e bem estar dos indivíduos. Por exemplo o Estudo publicado na Neurology pelo Centro Médio da Universidade de Rush, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que têm o hábito da leitura preservam por mais tempo as suas habilidade mentais.
Está já evidenciado que a maior prevalência das demências, como o Alzheimer, situa-se em pessoas com menor grau de escolaridade, especialmente analfabetos.
Grande aliada da memória, a leitura é uma atividade fundamental para estimular o cérebro e manter a saúde mental, assumindo grande importância principalmente para a terceira idade.
Da mesma forma, a leitura apresenta culturas e lugares diversos, aumentando nossa empatia e capacidade de entender o próximo. Além disso, diminui o stress, desenvolve a inteligência e refina a nossa linguagem.
Para adquirir hábitos de leitura é fundamental ler todos os dias. Começar com pequenas leituras diárias e depois aumentar o volume dos textos pode ser uma boa estratégia. O importante é que se escolha um tema que se goste de forma que a leitura não se torne uma atividade desmotivante.
4 benefícios da leitura na terceira idade:
manter o cérebro ativo
estimular a memória
combate o isolamento e a depressão
conhecer algo novo
Todos esses benefícios são frutos da leitura, um ótimo aliado para que os idosos exercitem e melhorem sua atividade cerebral. O hábito de ler, que além de divertir, ensinar e encantar, traz um enorme ganho na qualidade de vida de quem se encontra na terceira idade. E nunca é tarde para adquiri-lo!
Existem diversos livros para terceira idade que retratam essa fase da vida e são um excelente incentivo para começar a ler. Deixamos-lhe algumas sugestões:
"A arte de saber envelhecer" de Annabel Streets e Susan Saunders
"Terceira idade: A melhor fase da vida" de Carlos F. Damberg
"Uma Vida Nova: a terceira idade" de C. Vallier e P. R. Bize
"Vida com vigor na terceira idade" de Fátima Quelhas Figueiredo
Os livros trazem novas histórias, conhecimentos, vocabulário e esclarecimentos. Portanto, estimular a leitura na terceira idade é muito importante para que o idoso permaneça com a mente ativa, criando conexões fundamentais para continuar com uma vida repleta de possibilidades.
Comments